quarta-feira, 10 de junho de 2015

Gouveia e Seia

No “Observador”, jornal diário online foi publicado em 10 de Março um artigo de opinião com o título “eurozona – Seia e Gouveia. E Vítor Bento.” (http://observador.pt/opiniao/seia-e-gouveia-e-vitor-bento/)
Mário Amorim Lopes, que assume a profissão de professor da Universidade do Porto, pretende dar a sua opinião relativamente à economia europeia socorrendo-se de um exemplo em que envolve Seia e Gouveia.
Muitas pessoas lançam provocações para chamar as atenções, fundando neste procedimento as suas ambições pessoais (incluindo políticas). No caso, o exemplo “académico” que desenvolve, Gouveia é o “bombo da festa” para supostamente fundamentar a sua apreciação a uma análise de Vitor Bento
Hoje em dia, Seia ainda é conhecida pelo Queijo e outros produtos, enquanto que Gouveia deixou falir a produção de “casacos”, não se conhecendo qualquer outra actividade que referencie o concelho.
Não se entende assim a frase com que o Professor encerra a crónica: “Porque, como diriam as gentes das beiras, a necessidade aguça o engenho, como agora Gouveia parece estar a descobrir.”


Sem comentários:

Enviar um comentário