sábado, 28 de julho de 2012

Brasão ou Logótipo


Em Portugal, a lei consagra o brasão, o selo e a bandeira, como símbolos que representam as Autarquias Locais.
A Lei que estabelece o quadro de competências, assim como o regime jurídico de funcionamento, dos órgãos dos municípios e das freguesias determina como competência da Assembleia de Freguesia e da Assembleia Municipal, “Estabelecer, após parecer da Comissão de Heráldica da Associação dos Arqueólogos Portugueses, a constituição do brasão, do selo e da bandeira”.
Por outro lado, a Lei n.º 53/91 de 7 de Agosto 1991 disciplina o direito ao uso, ordenação e processo de constituição dos símbolos heráldicos das autarquias locais e das pessoas colectivas de utilidade pública administrativa.

Através da Portaria n.º 109/85, de 21 de Fevereiro, foi aprovada a “constituição heráldica das armas, bandeira e selo” do Município, nos seguintes termos:

Brasão – negro, 3 rodízios de prata assentes em faixetas ondadas, 2 de prata e 1 de azul. Em chefe uma estrela de prata de 5 raios acompanhada de 2 cachos de uva púrpura troncados e folhados de prata. Coroa mural de 4 torres de prata. Listel branco com a legenda «GOUVEIA» a negro.

Bandeira – esquartelada de branco e púrpura. Cordão e borlas de prata e púrpura. Haste e lança de ouro.

Selo – circular, tendo ao centro as peças das armas, sem indicação dos esmaltes. Em volta, dentro de círculos concêntricos, os dizeres «Câmara Municipal de Gouveia».

Com a elevação de Gouveia a Cidade, foi alterada a coroa mural de quatro para cinco torres. Na legenda do listel passou a constar «CIDADE DE GOUVEIA». Na bandeira gironada de branco e púrpura.
A Câmara disponibiliza os elementos de heráldica do Município de Gouveia no seu site na internet em: http://www.cm-gouveia.pt/municipio/heraldica/Paginas/default.aspx
Com igual destaque, inclui ainda uma “marca cidade” (ver em http://www.cm-gouveia.pt/municipio/marcacidade/Paginas/default.aspx).

De facto, foi criado um logótipo, que é o elemento representativo de uma estratégia de Marketing seguida pelo actual executivo camarário.
Este logótipo, tem sido utilizado em tudo, substituindo mesmo os símbolos heráldicos do Município, numa clara tentativa de perpetuar um mandato.
Será fácil imaginar as consequências da mudança de estratégia e, consequentemente, de logótipo.


Sem comentários:

Enviar um comentário