domingo, 28 de outubro de 2012

Nova Fotografia


Na reportagem intitulada “Bandeira Nacional” (http://failemgouveia.blogspot.pt/2011/10/badeira-nacional.html), publicada em Outubro de 2011, alertámos para uma situação em que a Bandeira Nacional é utilizada de uma forma nada condigna, como símbolo da nação! Tal como então referimos, são as forças da natureza a fazer, aquilo que as autoridades não têm coragem...
De facto, as bandeiras em causa, estão reduzidas a simples trapos!

sábado, 27 de outubro de 2012

Sinais envergonhados


Na reportagem “dar prioridade” (http://failemgouveia.blogspot.pt/2012/06/dar-prioridade.html) referimo-nos a uma situação em que um sinal está a ocultar parcialmente um sinal de trânsito.
Hoje, trazemos outros dois exemplos: um na Estrada Nacional 232, junto ao cruzamento para Vinhó e Nespereira e o outro no início da Rua da Carreira Velha, para quem circula na variante de S. Pedro.
No primeiro caso, a situação foi entretanto resolvida com a poda da árvore que tapava o sinal.


Declaração de amor mórbida!


Deixar mensagens em locais públicos é uma maneira extravagante de comunicar algo, já que, independentemente da mensagem a divulgar, está-se a “borrar” uma parede ou murro, pertencente a terceiros.
No caso concreto, falamos de supostas declarações de amor que foram colocadas em locais públicos: Ponte de Cativelos, Estádio Municipal do Farvão, Estádio de Nespereira e Cemitério de Vila Cortês da Serra!
Todos os casos são condenáveis, por serem conspurcadas paredes e muros que são do domínio público. Porém, no último caso, os autores da mensagem pintada na parede do cemitério revelam uma total falta de respeito!






sábado, 20 de outubro de 2012

Contas de ver estrelas


 
No Noticias de Gouveia de 10 de Outubro é publicada uma reportagem da Reunião da Assembleia Municipal. Na segunda página do jornal, são destacadas as palavras do Sr. Presidente da Câmara, quando a propósito das Festas do Senhor do Calvário, justifica a opção pela não realização de qualquer espectáculo pirotécnico, pelo facto de “dez minutos de fogo-de-artifício, nas festas, custavam 21 mil euros”.
São vários os exemplos, no concelho de Gouveia, de festas realizadas com tudo o que a tradição manda, incluindo os foguetes e espectáculos de fogo-de-artifício. Com o empenho dos mordomos e da população da freguesia, apesar da crise, tudo é feito sem deixar dívidas!
Provavelmente, em nenhum destes casos, a totalidade do “fogo” contratado terá ficado aquém dos 21 mil euros, o que leva questionar se a Câmara Municipal tem um preço especial!
Em qualquer caso, sugere-se aos responsáveis pelas festas que são feitas nas freguesias do concelho, que disponibilizem os contactos das empresas de pirotecnia à Câmara Municipal e, já agora, que enviem a “receita” das suas festas, para que a cidade de Gouveia possa fazer pelo menos igual…

sábado, 13 de outubro de 2012

Mamarracho - Moimenta da Serra


Um Mamarracho é uma obra ou edifício demasiado grande, disforme ou mal executado.
Pela nossa terra, também existem bons exemplos de mamarrachos, que foram “nascendo” um pouco por todo o concelho! Muitas situações resultam de construções feitas por empresários para armazéns ou espaços produtivos mas, toda a população e mesmo as entidades públicas, nem sempre dão o melhor exemplo.
Com a conivência das autoridades locais, existem muitos casos de construções (provavelmente ilegais) que não ficam bem na fotografia das freguesias onde foram sendo construídas.
Para começar, o fail em Gouveia, foi a Moimenta da Serra, freguesia onde, infelizmente, existem alguns casos. Um dos que mais sobressai, é uma construção junto à estrada Municipal n.º 522, logo a seguir ao parque de merendas da ponte assessada.
A presença de alguns camiões, denuncia a existência no local de actividade económica que será abrigada nos “barracões”.

domingo, 7 de outubro de 2012

DJ da Playboy nas Festas do Senhor do Calvário


No primeiro dia das festas do corrente ano, no programa da noite, teve inicio o “Gouveia Summer Sessions”. Como atractivo, entre outros DJ, as festas do Senhor do Calvário ostentaram no cartaz a DJ da Playboy em Portugal, a Russa DJ Sexation.
É certo que a coexistência de manifestações pagãs e religiosas sempre tiveram alguma tensão mas, contrariamente ao que seria de esperar noutros tempos, a situação não mereceu qualquer polémica de relevo.
Por estes dias, mesmo os mais conservadores, aceitam que o romeiro, depois de participar nos momentos religiosos do dia (Eucaristia e terço), vá à noite beber uns "canecos" e "abanar o capacete" com música de uma DJ que promete muita "chicha" ao léu!
 
 

sábado, 6 de outubro de 2012

Erros de Educação?


No passado dia 17 de Setembro, foi inaugurada a nova Escola Básica de Gouveia, em cerimónia presidida pelo Secretário de Estado do Ensino e Administração Escolar.
Na entrada da nova escola, foram colocados 3 mastros, onde foram hasteadas a Bandeira Nacional, a bandeira da Europa bem como a bandeira do Agrupamento de Escolas.

No lugar central, que deveria ser ocupado pela bandeira nacional, estava a bandeira da Europa!
Será já o reflexo da alteração da soberania nacional?
Quando chegamos ao ponto de, na cerimónia oficial de comemoração do 5 de Outubro, a Bandeira Nacional ser hasteada ao contrário, certamente que devemos ficarmos preocupados com o que vai acontecendo! Quanto ao fail em Gouveia, tem estado atento. Podemos recordar as reportagens de Outubro e Novembro de 2012:
http://failemgouveia.blogspot.pt/2011/10/badeira-nacional.html

Num momento em que Portugal tem a sua soberania e independência “ameaçadas”, importa lembrar que o uso da Bandeira Nacional está regulado pelo Decreto Lei.º 150/87 de 30 de Março.
Com o intuito de não permitir que a ignorância seja desculpa para o uso incorrecto deste símbolo da Pátria, transcrevemos algumas das regras do referido Decreto-Lei.
Art. 8.º - 1 - A Bandeira Nacional, quando desfraldada com outras bandeiras, portuguesas ou estrangeiras, ocupará sempre o lugar de honra, de acordo com as normas protocolares em vigor, devendo observar-se, designadamente:
a) Havendo dois mastros, o do lado direito de quem está voltado para o exterior será reservado à Bandeira Nacional;
b) Havendo três mastros, a Bandeira Nacional ocupará o do centro;
c) Havendo mais de três mastros:
Se colocados em edifício, a Bandeira Nacional ocupará o do centro, se forem em número ímpar, ou o primeiro à direita do ponto central em relação aos mastros, se forem em número par;
Em todos os outros casos, a Bandeira Nacional ocupará o primeiro da direita, ficando todas as restantes à sua esquerda;
d) Quando os mastros forem de alturas diferentes, a Bandeira Nacional ocupará sempre o mastro mais alto, que deverá ser colocado por forma a respeitar as regras definidas nas alíneas anteriores;
e) Nos mastros com verga, a Bandeira Nacional será hasteada no topo do mastro ou no lado direito quando o topo não estiver preparado para ser utilizado.
2 - Em instalações de organismos internacionais sediadas em território nacional ou em caso de realização de reuniões de carácter internacional, a Bandeira Nacional será colocada segundo a regra protocolar em uso para esses casos.
3 - A Bandeira Nacional, quando desfraldada com outras bandeiras, não poderá ter dimensões inferiores às destas.
Art. 9.º Os mastros deverão ser colocados em lugar honroso no solo, nas fachadas ou no topo dos edifícios, competindo aos responsáveis dos serviços a aprovação da forma e do local da sua fixação.