sábado, 28 de julho de 2012

Brasão ou Logótipo


Em Portugal, a lei consagra o brasão, o selo e a bandeira, como símbolos que representam as Autarquias Locais.
A Lei que estabelece o quadro de competências, assim como o regime jurídico de funcionamento, dos órgãos dos municípios e das freguesias determina como competência da Assembleia de Freguesia e da Assembleia Municipal, “Estabelecer, após parecer da Comissão de Heráldica da Associação dos Arqueólogos Portugueses, a constituição do brasão, do selo e da bandeira”.
Por outro lado, a Lei n.º 53/91 de 7 de Agosto 1991 disciplina o direito ao uso, ordenação e processo de constituição dos símbolos heráldicos das autarquias locais e das pessoas colectivas de utilidade pública administrativa.

Através da Portaria n.º 109/85, de 21 de Fevereiro, foi aprovada a “constituição heráldica das armas, bandeira e selo” do Município, nos seguintes termos:

Brasão – negro, 3 rodízios de prata assentes em faixetas ondadas, 2 de prata e 1 de azul. Em chefe uma estrela de prata de 5 raios acompanhada de 2 cachos de uva púrpura troncados e folhados de prata. Coroa mural de 4 torres de prata. Listel branco com a legenda «GOUVEIA» a negro.

Bandeira – esquartelada de branco e púrpura. Cordão e borlas de prata e púrpura. Haste e lança de ouro.

Selo – circular, tendo ao centro as peças das armas, sem indicação dos esmaltes. Em volta, dentro de círculos concêntricos, os dizeres «Câmara Municipal de Gouveia».

Com a elevação de Gouveia a Cidade, foi alterada a coroa mural de quatro para cinco torres. Na legenda do listel passou a constar «CIDADE DE GOUVEIA». Na bandeira gironada de branco e púrpura.
A Câmara disponibiliza os elementos de heráldica do Município de Gouveia no seu site na internet em: http://www.cm-gouveia.pt/municipio/heraldica/Paginas/default.aspx
Com igual destaque, inclui ainda uma “marca cidade” (ver em http://www.cm-gouveia.pt/municipio/marcacidade/Paginas/default.aspx).

De facto, foi criado um logótipo, que é o elemento representativo de uma estratégia de Marketing seguida pelo actual executivo camarário.
Este logótipo, tem sido utilizado em tudo, substituindo mesmo os símbolos heráldicos do Município, numa clara tentativa de perpetuar um mandato.
Será fácil imaginar as consequências da mudança de estratégia e, consequentemente, de logótipo.


domingo, 22 de julho de 2012

Presidente não disponível




Pela facilidade com que se pode introduzir ou alterar a informação, a Wikipédia é contestada por muita gente.
Independentemente da fiabilidade da informação constante desta Enciclopédia livre, a mesma é bastante utilizada. A título de exemplo, a versão em Português é consultada, em média, por mais de meio milhão de pessoas por hora!
Consultando a informação existente na Wikipédia, relativa a Gouveia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Gouveia_%28Portugal%29), constatamos que até apresentada alguma informação actualizada, como por exemplo a evolução demográfica do concelho, com inclusão dos censos de 2011.
Já em relação ao quadro situado à direita, verificamos que no espaço reservado ao Presidente da Câmara Municipal, consta a informação “não disponível”.
Resta saber se ali deveria ser referido o nome do Presidente da Câmara ou, alternativamente, se é feita uma avaliação da presença do mesmo na área do Município!





sexta-feira, 13 de julho de 2012

Borradelas


Com a abertura da época balnear nas piscinas municipais descobertas, após o início das férias escolares, é maior o número de pessoas que se depara com o cenário existente nas imediações das referidas piscinas, nomeadamente no edifício contíguo.
A parede está cheia de “borradelas”, dando ao espaço uma imagem de degradação.
A condenação dos actos de vandalismo, que estiveram na sua origem, não impede que a Câmara Municipal deva manter em bom estado de conservação os espaços públicos.
Na segunda fotografia, verificamos que os actos de vandalismo afectaram um imóvel privado, situado na estrada Gouveia-Nabais. Neste caso, fica a dúvida relativamente às reais intenções dos autores.

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Adventures


A melhor inspiração para o nome do blog só poderia ser o que se faz por cá.
O estrangeirismo adoptado segue a linha das actividades realizadas em Gouveia nos últimos anos.
De facto, a estratégia de desenvolvimento de Gouveia tem passado por um conjunto de Aventuras.
Enquanto alguns notáveis locais fazem dirt jumping, para regalo dos seus correligionários, outros são obrigados a fazer uma prova de enduro, no dia-a-dia, para garantir o seu sustento. O avanço da crise, torna os trilhos mais estreitos e perigosos, sendo maior o risco de caírem Down hill.
Propostas “artificiais” como o Winter Jam no Outono, ou da neve no Verão, eram o mote para um mega Indoor Snow! Porém, vencer as forças da Natureza está ao alcance de poucos e é sonho de muitos. Resta-nos o nosso bom e big air, que aguarda forma de ser trazido para um museu.
Mas aproxima-se o Verão e a maior romaria das beiras. Para aliar a tradição à modernidade, à noite, os romeiros aproveitarão as summer sessions para abanar o capacete. A anteceder a feira do gado, um dia destes aparecerão defensores da realização de uma prova de cross country com os animais!

domingo, 1 de julho de 2012

Estrada da serra


Com a chegada do verão, o Fail em Gouveia fez um percurso muito utilizado pela população de Gouveia e por alguns turistas que demandam a Serra da Estrela: A Estrada da Serra.
No curto percurso até à fonte do lagarto, fomos confrontados com um cenário desolador.
No mirante de Aldeias (Prof. Pinho Brojo), o lixo existente no espaço e nas imediações, bem como a vegetação, são sinais do seu abandono. Triste imagem!
Na fonte do lagarto, sem água, o cenário não é melhor! Neste caso, o “mato” que esconde algum lixo, também dificulta o acesso ao local onde deveria existir um caixote do lixo!