Por ocasião do início dos trabalhos do “caminho natural” que liga Gouveia (curral do negro) a Folgosinho e Covão da Ponte, foi colocada a placa comemorativa, que fotografámos.
Nestas ocasiões é usual a colocação de uma placa alusiva à cerimónia realizada no local, por ocasião do início da obra. Na placa consta (normalmente) o nome da individualidade convidada, no caso o governante presente, podendo ainda constar o nome do autarca que ocupa a presidência da Câmara e que preside à cerimónia.
No caso da placa colocada junto ao campo de futebol de Folgosinho, no dia 25 de Abril, nada é natural ou normal, senão vejamos:
- Tanto ao secretário da Junta de Freguesia como ao Secretário de Estado, como a todas as pessoas referidas na placa, é atribuído o mesmo papel – o de terem participado no evento;
- Pouco visto! Não é referido o título académico de ninguém, nem do Secretário de estado, afinal é dia 25 de Abril!
- São referidos os nomes dos vereadores que votaram favoravelmente a obra, discriminando o facto. Porém inclui um vereador, natural da freguesia, que “nomeado Presidente do Júri do respectivo Procedimento Concursal, de acordo com a deliberação de Câmara de 11 de Outubro de 2010, não participou na presente votação.”;
- Inscreve os nomes dos membros da Junta de Freguesia;
Perante tudo o referido, não será fácil encontrar uma placa comemorativa com tantos disparates!
É uma placa que envergonha a Câmara de Gouveia, a Freguesia onde está colocada, bem como todos aqueles cujo nome lá foi inscrito.
Fica a sensação de que a placa foi mandada fazer por alguém com uma mentalidade própria da época em que Viriato combatia os Romanos na região!