domingo, 20 de outubro de 2013

Primeiro disparate

Por ocasião do início dos trabalhos do “caminho natural” que liga Gouveia (curral do negro) a Folgosinho e Covão da Ponte, foi colocada a placa comemorativa, que fotografámos.
Nestas ocasiões é usual a colocação de uma placa alusiva à cerimónia realizada no local, por ocasião do início da obra. Na placa consta (normalmente) o nome da individualidade convidada, no caso o governante presente, podendo ainda constar o nome do autarca que ocupa a presidência da Câmara e que preside à cerimónia.
No caso da placa colocada junto ao campo de futebol de Folgosinho, no dia 25 de Abril, nada é natural ou normal, senão vejamos:
- Tanto ao secretário da Junta de Freguesia como ao Secretário de Estado, como a todas as pessoas referidas na placa, é atribuído o mesmo papel – o de terem participado no evento;
- Pouco visto! Não é referido o título académico de ninguém, nem do Secretário de estado, afinal é dia 25 de Abril!
- São referidos os nomes dos vereadores que votaram favoravelmente a obra, discriminando o facto. Porém inclui um vereador, natural da freguesia, que  “nomeado Presidente do Júri do respectivo Procedimento Concursal, de acordo com a deliberação de Câmara de 11 de Outubro de 2010, não participou na presente votação.”;
- Inscreve os nomes dos membros da Junta de Freguesia;
Perante tudo o referido, não será fácil encontrar uma placa comemorativa com tantos disparates!
É uma placa que envergonha a Câmara de Gouveia, a Freguesia onde está colocada, bem como todos aqueles cujo nome lá foi inscrito.
Fica a sensação de que a placa foi mandada fazer por alguém com uma mentalidade própria da época em que Viriato combatia os Romanos na região!

domingo, 13 de outubro de 2013

Eleições pouco independentes

Num total de 8 candidaturas a juntas de freguesia de “independentes”, apenas uma, em Folgosinho, saiu vitoriosa no acto eleitoral do passado dia 29 de Setembro. No dia a seguir às eleições, já uma notícia no site da Câmara Municipal reivindicava para o PSD a vitória na freguesia de onde é natural o novel presidente da câmara. A notícia pode ainda ser lida no histórico existente, com o título “A candidatura PPD/PSD.CDS-PP - Gouveia Melhor venceu as eleições autárquicas para a Câmara Municipal de Gouveia.”
Não tendo sido alterada a notícia, devemos assumir que os candidatos ditos independentes de Folgosinho não renunciaram a integrar a fotografia partidária!
Notamos ainda que o artigo refere “O Partido Socialista três consegue os restantes três mandatos para a Câmara Municipal.” 
Será que o autor pretende insinuar que a o Partido Socialista apresentou a sua terceira equipa a eleições?
A seguir é dito “Na Assembleia Municipal a coligação PSD CDS-PP elege onze deputados, o partidos socialista nove e a CDU um deputado municipal.”
A utilização do plural “partidos”, bem como a não utilização de maiúsculas, parece comentar que a equipa eleita não será propriamente unida! 
Conjecturas à parte, é mais plausível que o autor não estivesse nas melhores condições, depois de uma noite de euforia ou de desânimo…


sábado, 12 de outubro de 2013

O dia seguinte


Terminado o acto eleitoral para as autarquias locais e anunciados os resultados, vão permanecer por mais algum tempo os sinais da campanha eleitoral.
Os vencedores, poupados pela intempérie, deixam a sua imagem espalhada por todos os cantos. Afinal é necessário mostrar o troféu aos apoiantes e castigar, com a sua presença, os perdedores.


Para quem perdeu, até parece que outros adversários apareceram à última da hora, o que acabou por facilitar a retirada do material de campanha!




sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Casa de banho pública



Em Folgosinho, por ocasião das festas em honra de Nª Srª do Socorro 2013, a comissão de festas aproveitou o outdoor da Câmara Municipal de Gouveia para colocar a indicação “W.C.”.
Ora, o cartaz contém uma fotografia com uma paisagem rural, com uma seara.
Será que os mordomos da festa pretendiam associar o sinal que colocaram ao suporte publicitário onde o mesmo foi colocado?

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Pedro Botto Machado


Com a realização de obras recentemente feitas na Av. Pedro Botto Machado, em Gouveia, seria de esperar que o ensejo fosse aproveitado para resolver alguns problemas existentes.
No monumento colocado em honra do republicano Pedro Amaral Botto Machado, a placa que evidencia a homenagem do povo de Gouveia, que faz parte integrante do mesmo, foi agora plantada junto de um candeeiro de iluminação pública!
Já na nossa reportagem de Novembro de 2011 (ver http://failemgouveia.blogspot.pt/2011/11/pedro-amaral-botto-machado.html) era visível que esta placa já não se encontrava no local original.
Aproximando-se o dia 5 de Outubro, dia em que se comemora a implantação da república, todos os presentes na cerimónia que se realiza no local, vão presenciar esta situação.
Já agora, o painel do circuito urbano da cidade, colocado no local, apresenta um estado de conservação miserável, chamando a atenção (pela negativa), para aquele espaço.
 
Situação Actual


 Situação em Julho de 2013

 Situação em Novembro de 2011

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Eleições Autárquicas 2013



A realização das eleições autárquicas exige um esforço significativo de muita gente, para que o processo decorra normalmente. Na noite eleitoral, a divulgação dos resultados é o ponto alto das eleições!

Para quem acompanhou os resultados no portal do Ministério da Justiça, a espera pelos resultados no concelho de Gouveia foi longa, até que, a meio da noite, ficou evidente que não era possível saber os resultados porque, como era referido “As operações do Escrutínio Provisório estão suspensas em virtude da não comunicação dos resultados pelos elementos das autarquias locais em falta, credenciados para o efeito, apesar das exaustivas tentativas da DGAI até às 3h45m.
Os trabalhos de recolha dos resultados em falta serão retomados a partir das 10h de hoje.”
No distrito da Guarda, Gouveia foi o único concelho em que os dados não foram fornecidos!
Fica a curiosidade em saber se os responsáveis pela comunicação dos resultados em Gouveia, esqueceram o dever para fazer outras coisas …