sábado, 23 de fevereiro de 2013

Lagarinhos Virtual


Tentando transmitir uma imagem de modernidade, as Juntas de freguesia utilizam a internet para divulgarem os atractivos existentes na área da freguesia, dando a conhecer o seu território, as suas tradições e a sua história.
A qualidade da presença na internet, está dependente dos meios financeiros disponíveis, mas também da vontade dos seus dirigentes.
Hoje, trazemos a informação que obtivemos na internet da freguesia de Lagarinhos, na Wikipedia e em www.patrimonio-turismo.com.
Facilmente se constata que Lagarinhos é das freguesias pior representadas:
-         Na Wikipedia, apenas são feitas algumas referências de caracterização;
-         Na página da Junta de Freguesia, no portal “Património e Turismo” (http://www.patrimonio-turismo.com/juntas/zoom.php?identifx=701), a informação é de péssima qualidade. Pior que uma das fotografias, em destaque (edifício em ruína, com os vidros partidos), só as referências às anexas da freguesia: Passarela e Novelães. Resumidamente, é referido que se trata de duas povoações atrasadas e sem atractivos!
A contestar a visão “oficial”, apresentada pela Junta de Freguesia, podemos ver algumas referências apaixonadas desta freguesia, nomeadamente em blogs!
A título de exemplo, aconselhamos a leitura do texto no blog “Portugal torrão natal”, em: http://portugaltorraonatal.blogspot.pt/2012/04/freguesia-de-lagarinhos.html



sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Rua estrangulada


A fotografia ilustra uma situação existente nas imediações da parte mais antiga da ex-fábrica da Bellino & Bellino, na rua Rua Doutora Lurdes Fernandes Almeida, que faz a ligação da Avenida dos Bombeiros Voluntários à Rua Cardeal Mendes Belo, por baixo das instalações dos Bombeiros Voluntários de Gouveia.
As obras, suspensas desde 2009, continuam a estrangular a rua, quer pelos painéis de vedação da obra (tapume) quer por um armário, que se presume conter um quadro eléctrico da empresa responsável pelas obras.
Sem que esta obra tenha fim à vista, será de esperar que a situação descrita, com os perigos associados, vai permanecer sem que nada seja feito (nem um simples sinal de estreitamento da via ou de obras….)


domingo, 17 de fevereiro de 2013

Nevão


Os nevões que caíram no período do carnaval deram a Serra da Estrela a beleza que ainda é a sua “imagem de marca”.
Os turistas que desejam usufruir desta beleza e brincar um bocado na neve, encontram as estradas cortadas, sendo-lhes negado o acesso a um pedaço de neve.
Porém, do “lado de lá” da Serra, a estrada da Covilhã para as penhas da saúde, é mantida aberta…

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Custos do Apagão



Com o início da medida de desligar a iluminação pública, durante algumas horas da noite, o Presidente da Câmara anunciou a aquisição de relógios astronómicos, cujo valor, o fail em Gouveia não conseguiu apurar. A poupança anunciada era de 100.000 € por ano.
As vantagens que justificam a referida aquisição (feita até Março de 2012), nomeadamente de aumentar a eficiência energética com a própria luz solar, volvido um ano, ainda não são visíveis!

Em finais de Setembro de 2012, foi anunciada a alteração das medidas, nomeadamente com o terminus do corte geral da iluminação pública durante um período da noite, contudo seriam desligadas mais de 1700 lâmpadas. Para o efeito, informou o Presidente da Câmara, serão gastos 40 mil euros.
Das últimas medidas ficou claro o fim do apagão (pelo menos até ao Carnaval), mas do resto das medidas, continuamos às escuras!

Pelas palavras do Presidente da Câmara, terá sido gasta uma avultada quantia para implementar o apagão (nas duas fases), mas não se sabe se o valor foi superior à eventual poupança!
O que é certo e claro, são os assaltos e outros crimes cometidos na escuridão; o sentimento de insegurança causado; os investimentos que os empresários e os cidadãos em geral fizeram para se proteger.
Se o Presidente refere que esta foi a medida que mais odiou tomar, nós acrescentamos que também terá sido uma das mais estúpidas!
Se o Presidente afirma que o Apagão foi muito importante para nos disciplinarmos, nós constatamos uma total indisciplina na aplicação das medidas por ele anunciadas. Seria bom que quem toma estas medidas aprendesse algo com os resultados, assim tivesse capacidade para tal.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Ultrapassagem Proibida


O código da estrada, no artigo 41.º (ver abaixo), vem identificar um conjunto de locais e situações em que é proibida a ultrapassagem. É de estranhar que em vias com sinalização não muito antiga, permaneça sinalização horizontal que contraria o referido na lei.
Os erros na sinalização não são desculpa para os automobilistas que não respeitarem o código da estrada. Porém, não deveriam os responsáveis pela sinalização ser co-responsabilizados por induzirem em erro os automobilistas?
Deixamos os exemplos da estrada que liga Gouveia a Moimenta, no entroncamento com a estrada que dá acesso ao Centro de Saúde e à Escola Básica de Gouveia, e a estrada Gouveia – Nabais, na ligação com a rua Laboyere.




segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Peste grisalha – Gouveia


Não entrando na polémica despoletada pelo artigo do deputado gouveense, o fail em Gouveia, resolveu apresentar a “pirâmide etária” do concelho de Gouveia, tendo por base os censos 2011.
Através da comparação com a realidade do país, podemos verificar que a inversão da pirâmide, que ameaça o país, já é uma realidade em Gouveia!
Já agora, importa questionar a forma como os responsáveis locais e nacionais têm encarado este “cenário dantesco”.

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Sorria! Está em Nabais.


À entrada da povoação de Nabais, para quem se desloca de Gouveia, encontra um Painel de azulejo desejando as boas-vindas.
Curiosamente, foram colocados uns arbustos devidamente aparados, em frente ao painel, ocultando-o parcialmente.
Quem começa a sorrir, respondendo à proposta da placa anunciando o início da povoação, certamente que encontra, nesta situação, um motivo extra para sorrir!



sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Museu da Miniatura Automóvel



No site do Museu da Miniatura Automóvel, em http://www.museuminiaturaautomovel.com/ podemos recolher alguma informação útil do museu. Porém, também forneceu ao fail em gouveia, alguns “cromos” dignos de constarem da nossa colecção!
Enquanto que, no Museu, são expostas miniaturas de automóveis, na página do site onde são apresentadas as actividades realizadas (http://www.museuminiaturaautomovel.com/actividades.htm) o primeiro trimestre de 2012 é gigantesco, pois tem registo de actividades com inicio em Fevereiro e em Setembro ainda não tinham acabado!
No “menu” inicial, podemos ainda verificar que existe a opção “crónica” mensal, a qual se resume à crónica mensal … da abertura do museu, em Novembro de 2007. Também na opção “recortes de imprensa” as noticias apresentadas resumem-se ao mês de abertura do Museu.
As noticias parecem ser a parte mais explorada do site, no entanto também terminam no “1.º trimestre de 2012”
Felizmente, o museu é bastante mais interessante que o site que o deveria promover. O ambiente de grande velocidade do Museu contrasta com a sensação de se andar em marcha trás no seu site!