domingo, 27 de janeiro de 2013

Apagão – fase II


Em Setembro do ano transacto, a Câmara Municipal anunciou a alteração das medidas de poupança de electricidade.
Na Assembleia Municipal de 27 de Setembro, o Senhor Presidente da Câmara anunciou que iria agora preferir desligar 1.700 lâmpadas, obtendo a mesma poupança. A medida adoptada será menos desacertada (ver reportagem http://failemgouveia.blogspot.pt/2012/01/apagao.html), “veremos” se é desligada a iluminação que foi colocada em excesso ao longo dos anos, ou se serão outros os critérios de escolha!
Na calçada dos frades, já terá sido aplicado o apagão selectivo, uma vez que mais de metade das luminárias já estão apagadas. É de estranhar que a iluminação colocada na passagem superior à variante de S. Pedro mantenha a iluminação desligada!
Recordamos que esta via tem vindo a ser utilizada por mais automobilistas, para fugirem às obras que decorrem na Rua Casimiro de Andrade, aumentando os perigos para os peões que utilizam esta artéria da cidade de Gouveia.
Para início de aplicação da nova medida, as coisas não começam bem!



sábado, 26 de janeiro de 2013

Rua dos horrores


A rua Cidade Danbury, em Gouveia está em obras.
Na parte superior da rua, em frente ao antigo “bairro dos retornados”, a lama tomou conta de todo o espaço, impossibilitando a circulação de viaturas e peões.
Na parte mais inclinada da rua, o entulho acumulado, os materiais, os buracos, a lama, as intervenções constantes, os cortes nos serviços públicos…. Fazem parte do dia-a-dia dos moradores.
Desde o inicio das obras, anunciado na Revista Municipal de Gouveia de Julho de 2012, já passaram vários meses e ninguém lhes vê o fim!!!
Como que está a acontecer pela chamada “rua dos favores” há quem já tenha mudado o apelido para “rua dos horrores”!
 
 
 


 

sábado, 19 de janeiro de 2013

Entroncamento das tabuletas


Dias antes da anunciada inauguração da nova zona industrial de Gouveia, às Amarantes, fotografámos o entroncamento onde é feito o acesso à infra-estrutura.
Ao longo do tempo, foram sendo colocadas várias placas, concentrando num pequeno espaço um outdoor e três placas que divulgam os apoios comunitários obtidos.
O outdoor anuncia a nova zona industrial e as placas referem os apoios obtidos para o Loteamento da Zona Industrial das Amarantes (duas placas) e Beneficiação e requalificação da EM 522 entre Gouveia e Paços da Serra.
Antes da “limpeza” que a inauguração impõe, o outdoor estava bastante danificado, uma das placas ameaçava cair e outra estava no chão!

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Adiada devido a motivos inadiáveis


A poucas horas do início da cerimónia de inauguração da nova zona industrial de Gouveia, a visita do Sr. Ministro da Economia foi “adiada devido a motivos inadiáveis”, podemos ler no comunicado da Câmara Municipal.
A necessidade de informar o adiamento, em tão curto espaço de tempo, justificará a forma menos cuidada com que foi elaborado o comunicado emitido pela Câmara Municipal de Gouveia, que também foi editado no site do Município.
Para além da necessidade de reforçar o carácter inadiável dos motivos do Ministro, que justificam o adiamento, a pressa em escrever o resto do texto, fez esquecer a pontuação!
Alguns meios de comunicação social, como é o caso da edição “on-line” do Jornal O Interior, preocupados com a sua própria imagem, foram obrigados a alterar o texto do comunicado.



sábado, 12 de janeiro de 2013

Censos 2011 – Emprego


Os resultados definitivos dos censos 2011, mostram outra realidade bastante preocupante do concelho de Gouveia:  A População com emprego, residente em Gouveia, diminuiu 18%, de 2001 para 2011 (1). Em 2011, apenas 4.471 residentes tinham emprego, quando em 2001 residiam no concelho quase mais mil pessoas com emprego!


(1) – Indicador de População empregada (N.º) por Local de residência (à data dos Censos 2001) e Profissão