sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Painéis de Azulejo


Em alguns casos, existem autênticas obras de arte que são feitas com o intuito de dar informação, aliando o efeito estético a uma função prática.
Porém, com o tempo, o desgaste e, em alguns casos, actos de vandalismo, os painéis de azulejo vão-se degradando.
Trazemos 3 exemplo de painéis de azulejo que já estão a necessitar de uma intervenção: dois na cidade de Gouveia (junto ao Senhor do Calvário e o outro junto ao Posto de Turismo) o outro em Folgosinho, na fonte do gorgulhão.
Ampliando a fotografia do painel colocado junto ao posto de turismo, num local naturalmente mais visível para os turistas, podemos notar que o Brasão ainda é o correspondente a uma Vila. Lembramos que Gouveia foi elevada à categoria de Cidade, por decisão da Assembleia da República de 18 de Dezembro de 1987, ou seja, já está desactualizado há 24 anos!
Podemos ainda verificar que as freguesias de Nespereira e S. Paio estão muito mal tratadas (no painel), o mesmo se passando com Moimenta da Serra e Paços da Serra, cujos danos parecem ser cirúrgicos! Também Paranhos, freguesia de Seia, não foi poupada, tendo perdido “Pa” inicial.



quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Suportes


Todos conhecemos exemplos de obstáculos que são colocados nos passeios ou na própria via pública: luminárias, caixotes do lixo, armários de electricidade ou comunicações, suportes para sinais de trânsito, etc.
Nesta reportagem, trazemos exemplos que demonstram ser possível colocar os indispensáveis sinais de trânsito, sem que estes constituam um obstáculo!
A criatividade e engenho de quem resolveu o problema é bastante evidente nos exemplos apresentados.

 



terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Tapar misérias


Na reportagem “Parque de estacionamento” mostrámos que a sinalização do parque de estacionamento dos “Bellinos” já não existia. Era visível, na altura, a degradação de um dos edifícios, junto à entrada do referido estacionamento.
Passados poucos meses, a situação piorou, pelo que a Câmara Municipal de Gouveia terá tapado algumas das misérias existentes. Igual procedimento foi adoptado para as janelas do edifício existente logo a seguir, na estrada da serra.
Nas entradas da cidade pela rua Casimiro de Andrade e rua 5 de Outubro, foram colocados painéis referenciando as colectividades do concelho, tapando assim muros privados de qualidade estética duvidosa.
A solução parece ser sempre a mesma: ou se deita abaixo por ser velho, ou por não haver dinheiro ou ser do domínio privado, tapa-se!
Será bom lembrar que a recuperação do património também é uma alternativa! Se o é para os privados (que foram inclusivamente apoiados pela Câmara Municipal), também o será para os bens públicos.


segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Hotel de Charme


Para a antiga fábrica dos Carvalhos, situada no Farvão junto à ribeira Ajax, foi anunciado em Dezembro de 2004 um Hotel de Charme.
A empresa promotora do investimento, a Emotiontur, Investimento e Turismo, SA, elaborou e viu aprovada e homologada a candidatura ao SIVETUR, em 29/12/2006, a qual garantia uma comparticipação de 2.603.183,00 €, para um investimento de 5.257.867,00 €
O investimento foi aprovado e as obras iniciadas. Depois vieram as dificuldades com o licenciamento. Com a resolução dos problemas, foi realizada uma cerimónia, com toda a "pompa e circunstância", de lançamento da primeira pedra.
Volvidos alguns anos, infelizmente, podemos constatar que tudo não passou de boas intenções, como demonstram as fotografias.



quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

O está mais degradado?


Av. Primeiro de Maio, junto ao Hotel de Gouveia, existe um edifício degradado, sem qualquer ocupação nos últimos anos. Resultado do abandono do edifício, alguém colocou avisos alertando para os perigos para as pessoas e para as viaturas, decorrentes da ameaça de ruína do imóvel.
Volvidos alguns anos, é evidente o estado de ruína dos avisos colocados! Todos esperam que o edifício esteja em melhores condições…


São Paio


Na nacional 330, entre Gouveia e Nabais, junto a uma antiga fábrica, existe a saída para um caminho com as indicações de “Moinhos da Serra” e “São Paio”. Quem experimentar este acesso a São Paio, depara-se com um caminho de terra batida. Será este o motivo pelo qual o destino São Paio aparenta ter sido parcialmente ocultado?
Para quem não seja detentor de um veículo todo-o-terreno, deixamos uma vista aérea do percurso até São Paio, para poder avaliar se vale a pena a experiência.