quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Velhas políticas

O comunicado emitido pela Câmara Municipal de Gouveia, em 31 de Outubro, com o objectivo de esclarecer acerca da notícia que dá conta que Gouveia é a cidade mais envelhecida do país, que aqui reproduzimos, merece a nossa atenção!
Resumidamente, a Câmara Municipal tenta relativizar o problema e apresenta como grande “arma de combate” ao envelhecimento, o programa de incentivo à natalidade e apoio à família.
Para o efeito, tenta assumir a “paternidade” do suposto sucesso, exibindo os números relativos às crianças que já nasceram no ano de 2014!
Enquanto uns andam no ar, porventura atrás das cegonhas, tentemos ver a realidade:
- Os números apresentados no comunicado, referem-se ao Concelho de Gouveia e não à Cidade de Gouveia. De facto, nas famílias residentes na actual freguesia de Gouveia, nasceram em 2013 apenas 13 crianças!
- Considerando que o estudo publicado se referia a 2011, o número de nados vivos então verificados foi de 85, para todo o concelho de Gouveia e de 20 para as freguesias da cidade.
- Podemos verificar no gráfico que a tendência, nos últimos anos, tem sido de redução do número de nascimentos. Verificamos ainda que o ano 2011, ao qual se referiu o estudo, até foi menos mal para Gouveia.

Se o ditado diz que “entre marido e mulher não metas a colher”, nós acrescentamos, “muito menos quando o casal trata da sobrevivência da espécie humana”.


segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Lanterna Vermelha


A divulgação do destaque do Instituto Nacional de Estatística (INE), relativo ao Estudo “Cidades Portuguesas: Um Retrato Estatístico - 2011”, foi o motivo para as noticias que foram divulgadas nos diferentes órgãos de comunicação, dando conta que Gouveia é a cidade mais envelhecida do país.

A sustentar a afirmação, o INE destaca o índice de envelhecimento de Gouveia (246), como sendo o maior das cidades portuguesas.

Considerando os mapas que o INE construiu com indicadores, podemos verificar que foi feita a comparação de diferentes indicadores que consideram a dinâmica populacional, mas também o parque habitacional, actividade económica, mobilidade, qualificação e sistemas de cidades.

Se for verificado o posicionamento da cidade de Gouveia em cada indicador, devemos salientar que a cidade de Gouveia só aparece em destaque pela negativa. Para além do indicador Índice de envelhecimento, Gouveia é a lanterna vermelha nos indicadores:

-          Idade média da população, com 47,48 Anos.

-          Índice de dependência de idosos, de 45,98.

-          Proporção da população residente com 14 ou menos anos de idade – 11,33 %

-          Taxa de actividade (%) da população residente por Local de residência – 41,01 %

A Câmara Municipal assume algum protagonismo, dizendo que já foram tomadas medidas para melhorar a situação.

O Fail em Gouveia também terá motivos de reportagem, no que entretanto foi dito!