domingo, 26 de outubro de 2014

Gouveia à noite


A poucos dias da mudança para a hora de inverno, pouco antes das 7:00 da manhã, o centro da cidade de Gouveia permite fotografias únicas, para uma cidade sede de Concelho.
A ausência de iluminação artificial, quando a luz natural é praticamente inexistente, em pleno centro da cidade, permite um ambiente muito próximo da aldeia mais isolada do país.
Trabalhando a fotografia fica perceptível a zona fotografada.

Nas condições que as fotografias documentam, é fácil perceber que os trabalhadores da Câmara Municipal de Gouveia, do sector das limpezas, podem desempenhar as suas funções normalmente, varrendo as ruas, ou recolhendo os resíduos depositados nos contentores do lixo.
Para além de uns (poucos) comerciantes de funcionários das autarquias, das Instituições Particulares de Solidariedade Social e de empresas, quem pode precisar da iluminação pública a esta hora?
Quando a reportagem foi feita, no Museu da Miniatura Automóvel havia iluminação exterior, para prevenir que os larápios tenham a tentação de levar as preciosidades existentes. Já na Câmara Municipal de Gouveia…
 
Praça de S. Pedro
 Paços do concelho
 Av. Botto Machado
 Tribunal
 S. Miguel
 Museu da miniatura Automóvel
 

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Não Vasar Lixo

Em Vinhó, junto à estrada para Moimenta, a Junta de Freguesia colocou uma placa com o suposto objectivo de alertar a população para a proibição de deitar lixo e depositar entulho no espaço em causa.

Para além do “português” da mensagem ser pouco esclarecedor (o que significa vasar?), as silvas e o mato existente, na data em que foi tirada a fotografia, são mais dissuasoras que o aviso de que o local será vigiado!

domingo, 19 de outubro de 2014

Chegou a hora de descansar

Na rua Cardeal Mendes Belo, no centro da povoação de Melo, junto à entrada de um antigo estabelecimento comercial, fotografámos um banco de madeira. O banco que permitiu o descanso dos mais idosos, mas também dos que encontravam ali encontravam o apoio que o consumo de bebidas alcoólicas fazia perder.
Porém, chegou a hora de também o banco de madeira descansar!
O desgaste dos anos já retirou a sua capacidade de apoiar e permitir o descanso de uns e outros.
 

 
 

Agradecemos a visita


Na saída de Gouveia pela estrada Nacional 330-1, para quem se desloca para de S. Paio, foi colocado um painel agradecendo a visita à sede do concelho.
O local escolhido para a colocação do painel, no meio das árvores, não favorece a visualização da mensagem nele contida.
Será que quando o painel foi colocado era esperado um crescimento mais rápido das árvores existentes?
 
 

terça-feira, 7 de outubro de 2014

MUPI

Na cidade de Gouveia e em algumas freguesias, a Câmara Municipal colocou painéis publicitários para divulgar os eventos que vão acontecendo.
Este mobiliário urbano para informação (MUPI) destina-se à exposição de publicidade, razão pela qual muitas vezes são iluminados ou contêm formas de “animação” para serem mais atractivos.
Durante o ano em curso, o fail em Gouveia tirou várias fotografias ao painel existente junto ao Centro Republicano, em Gouveia.
Podemos verificar que o cartaz é alterado frequentemente, mas o vidro nunca é limpo!
Por estas bandas, há muito dinheiro para gastar em publicidade, mas não existem meios para limpar um vidro.
Durante tanto tempo, ainda ninguém olhou para o painel? Ninguém presta atenção ao que é publicitado?

O mais grave é que existem vários painéis sujos…