sexta-feira, 29 de março de 2013

Venda de tijolos


Na Rua Cardeal Mendes Belo, junto ao jardim da ribeira, em Gouveia, o encerramento de mais um estabelecimento comercial, teve como consequência que o espaço ocupado fosse abandonado. No caso, a loja de venda de artigos para a agricultura encerrou e todo o material publicitário foi retirado da porta e montras. Ora, uma das montras havia sido tapada por uma parede interior em tijolo, a qual ficou na situação actual, após a retirada do publicidade que ocupava a totalidade da montra.


domingo, 24 de março de 2013

Perigo! Passagem de peões


Na Av. Emídio Navarro (estrada da serra), em Gouveia, junto ao Farvão, existe uma passagem de peões, precedida de uma paragem do Estrelinha.
A passadeira está localizada num local perigoso, porquanto fica junto a uma curva na qual existe um entroncamento. Na outra via (de acesso ao Bairro do Farvão e ao Seminário), não existe qualquer passagem de peões, nem passeios!
Para piorar a situação, foi colocada a paragem do estrelinha imediatamente antes da passadeira, dificultando ainda mais a visibilidade da passadeira e de quem por lá atravessa a estrada.
Perante este cenário, devemos questionar a localização da passagem de peões e da própria paragem para autocarros, tanto mais que, poucos metros mais à frente existem condições para fazer as coisas em segurança.





sábado, 23 de março de 2013

Depois do Apagão?


Após a alteração das supostas medidas de poupança, com cortes na iluminação pública e de toda a polémica que envolve o “apagão”, estamos com maior atenção ao funcionamento da iluminação pública.
Como contributo do fail em Gouveia para o assunto, deixamos uma sugestão.
Para permitir ser ligada a iluminação em determinadas zonas (ver http://failemgouveia.blogspot.pt/2013/01/apagao-fase-ii.html), sugerimos que a Câmara Municipal altere o horário da iluminação pública em outras zonas.
A título de exemplo, constatamos que a iluminação pública nos arruamentos frente à nova Escola Básica Integrada, bem como na Urbanização Mira Serra, está acesa em plena luz do dia.



domingo, 17 de março de 2013

Estrada minada


Já passaram quase dois meses sobre o temporal que afectou a região, provocando alguns estragos. Na “estrada da serra”, por baixo do Bairro do Farvão, caiu um muro de suporte “descalçando” a própria estrada. De imediato, as autoridades provocaram o estreitamento da via no local onde o muro caiu e sinalizaram o espaço, alertando para o perigo existente.
Nas fotografias agora recolhidas, podemos verificar que a vedação já está danificada e a fita sinalizadora foi sendo reforçada, sinal de que os factores atmosféricos, ou algum distraído já teve um “contacto de primeiro grau” com a vedação. Quanto à resolução do problema do muro caído, nada foi feito.
Será necessário um acidente grave, para as autoridades resolverem o problema?



sábado, 16 de março de 2013

Rua dos Horrores II



Passados dois meses sobre a publicação da reportagem intitulada “ Rua dos Horrores” (http://failemgouveia.blogspot.pt/2013/01/rua-dos-horrores.html) constatamos que a situação piorou e até a placa de propaganda já precisa de ser requalificada,
As forças da natureza que agravam a situação da rua, também corrigiram a mensagem escrita no outdoor, sugerindo a qualificação da rua degrada!


sexta-feira, 15 de março de 2013

Anarquia na Saúde II


Em Abril de 2012, na reportagem “Anarquia na Saúde”(http://failemgouveia.blogspot.pt/2012/04/anarquia-na-saude.html), alertámos para a forma menos correcta como são estacionadas as viaturas nos espaços do Centro de Saúde de Gouveia.
Passado quase um ano, verificamos que a situação é bem pior. Só falta as pessoas entrarem dentro do edifício de automóvel! Notamos, porém, que um dos espaços reservados ao estacionamento de funcionários e utentes se encontra sem uma única viatura.
Para quem procurar justificar esta anarquia com a doença dos automobilistas, terá que reconhecer que a maleita de que padecem devia ser inibidora de conduzirem!




domingo, 10 de março de 2013

Excesso de protecção


 Na estrada que liga Nabais a Folgosinho, foram colocadas barreiras de segurança em betão na ponte da “Quinta do João Bento” e na Ponte Seca.
Em ambos os casos, as barreiras foram colocadas em locais normalmente utilizados pelos peões, obrigando-os a ocupar espaços reservados à circulação automóvel. Nas pontes, são obrigados a atravessar a estrada, por não ter sido garantida a circulação de peões nos dois lados.
As preocupações com a circulação rodoviária tiveram em conta os riscos para os ocupantes das viaturas, mesmo que isso significasse, como foi o caso, a deterioração das condições para os peões.



sexta-feira, 8 de março de 2013

Stop


A contrastar com inúmeras situações existentes no concelho em que a sinalização rodoviária é insuficiente e deteriorada, na estrada Gouveia-Nabais-Folgosinho, existem várias situações em que se esbanjou dinheiro com sinalização desnecessária.
Como exemplo, trazemos uma situação dentro da povoação de Nabais, mais especificamente na ligação da Estrada Gouveia – Nabais – Olas à estrada de Folgosinho.
A indicação de paragem “STOP” existente na sinalização horizontal, aparece em duplicado!
Depois de uma refeição no Albertino, os automobilistas poderão questionar o seu estado de sobriedade.

domingo, 3 de março de 2013

Fontanário da Calçada dos Frades


Com as obras de construção da variante de S. Julião, foi necessário introduzir alterações na rede viária da zona onde esta foi implementada.
A calçada dos Frades, foi das ruas mais afectadas, já que foi necessário construir uma passagem superior, que veio substituir parte da velha artéria da cidade de Gouveia.
O antigo fontanário foi mantido, embora em condições nada condignas com o seu valor patrimonial.
Do livro “Gouveia” da autoria do falecido Dr. José Guerrinha, retirámos a fotografia do local antes da construção da variante. Na referida obra, o chafariz da Calçada dos Frades merece um destaque especial, a que não será alheio o valor histórico deste elemento do património.
Atendendo à situação actual do fontanário, constatamos que neste caso é bem visível a falta de sensibilidade dos “homens do betão” pelo património das nossas terras, já que não houve qualquer preocupação visível em dar um “arranjo” ao local onde está situado o fontenário.
Inclusivamente, neste local, os peões são convidados a atravessar a rua para o outro lado, pois o passeio existente na passagem superior, não está acessível aos peões neste lado da estrada!



sábado, 2 de março de 2013

Mamarrachos - Rio Torto



A maior concentração de mamarrachos no concelho de Gouveia, está na Zona Industrial de Gouveia a qual está implantada, quase na totalidade, na freguesia de Nespereira.
De muitas situações existentes, destacamos um edifício, visível da Estrada Nacional n.º 17, junto à rotunda da estrela, ao lado do Super Shop, em local pertencente à área da freguesia de Rio Torto.
Para além do impacto visual do edifício fabril, sem qualquer preocupação estética, a ocupação dos terrenos frontais, com lenha, dá uma péssima imagem da principal entrada de Gouveia.