domingo, 30 de setembro de 2012

Viajar para Gouveia


Para quem pretenda viajar, a internet permite obter informação importante, desde o percurso a fazer aos locais a visitar.
Utilizando no portal clix o “canal” viajar, depara-se com o mapa de Portugal continental, podendo escolher o distrito e o concelho pretendido, para obter o respectivo mapa.
O mapa do concelho de Gouveia, que retirámos (http://viajar.clix.pt/geo.php?c=134&lg=pt&w=gouveia), tem alguns “brindes” que justificam a sua edição no Fail.
De facto, Vinhó aparece sem o acento e Rio Torto, é substituído por Escarigo!

sábado, 22 de setembro de 2012

Molduras


Em Agosto do ano passado, fizemos referência a um conjunto de painéis informativos do Parque Natural da Serra da Estrela, os quais não resistiram ao clima da região (http://failemgouveia.blogspot.pt/2011/08/parque-natural-da-serra-da-estrela.html).
As fotografias evidenciam também que este meio de divulgar a Serra da Estrela, pode constituir um “ponto negro” na sua esplêndida paisagem.


Poucos quilómetros abaixo das “duas pontes” (local onde foi obtida a fotografia anterior), antes da “fonte do lagarto” existe outro painel, num estado mais avançado de degradação. Aqui, a estrutura existente, pode servir de moldura para fotografias, como tentamos demonstrar!


quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Requalificação da Estrada da Serra


Em 2005 estava colocado o outdoor da fotografia, na estrada da serra, junto ao entroncamento com a rua cidade Danbury, anunciando a recuperação de um conjunto de pontos de acesso na estrada da serra (EN 232). O reconhecimento da importância desta via, que atravessa o concelho de Gouveia, com destino ao coração da Serra da Estrela, justificava um conjunto de intervenções em pontos emblemáticos:
Mondeguinho
Casa Abrigo
Fraga da Varanda
Fonte do Tio Filipe
Cabeça do Velho
Duas Pontes
Miradouro de Alfátima
Fonte das Costeiras
Fonte do Lagarto
Miradouro Pinho Brojo

 
Enquanto decorre o concurso das Sete Maravilhas – Praias de Portugal, a que concorre o Vale do Rossim, percorremos o trajecto da EN 232 até à nascente do Rio Mondego.
 
Verificámos que o “casamento” de Gouveia com a Serra da Estrela, atravessa uma crise muito profunda!
De facto, em vez das obras prometidas, constatámos sinais de abandono dos espaços referidos.
Logo no início, o Miradouro Pinho Brojo e a Fonte do Lagarto, encontravam-se na situação descrita na nossa reportagem intitulada “Estrada da Serra”, editada em Julho de 2012: http://failemgouveia.blogspot.pt/2012/07/estrada-da-serra.html

A fonte das costeiras é uma excepção, por dispor de contentores do lixo e ter sido melhorado o equipamento do espaço, porém o lixo existente em todo o lado e o tamanho da vegetação “estragam a fotografia”.



Nas duas pontes, a natureza e o Homem, encarregaram-se de degradar e fazer desaparecer o painel informativo do Instituto de Conservação da Natureza, bem como o sinal de estacionamento que por ali existiam (ver reportagem Parque Natural da Serra da Estrela” em http://failemgouveia.blogspot.pt/2011/08/parque-natural-da-serra-da-estrela.html).
Na Cabeça do Velho, o estacionamento foi feito onde não é visível, na rocha, a cabeça que dá o nome ao local. Com a ajuda do “velhinho” sinal, os turistas podem perceber que é necessário encontrar, a pé, a perspectiva correcta. Para quem entenda que o local é agradável para fazer um pic-nic, ou simplesmente sentar-se para ler algo ou descansar, terá alguma dificuldade em utilizar os bancos e mesas existentes, dado o crescimento da árvore que dá sombra ao espaço!


Na fonte do Tio Filipe, ficamos com a sensação que o espaço está assim há algumas décadas…


No fim da viagem, chegámos à nascente do maior rio inteiramente português - o Rio Mondego.
O espaço parece estar “sob a alçada” do Instituto de Conservação da Natureza, atendendo à informação existente no local. Independentemente da origem da culpa (Junta de Freguesia, Câmara Municipal e Estado) o Mondeguinho está mal conservado e, de obras, não se vê qualquer melhoria recente! 

 
Em todo o percurso, alguém “semeou” mais de 50 placas de estacionamento, sinalizando 24 lugares. Como as fotografias demonstram, foi sinalizado todo e qualquer espaço onde havia lugar para o estacionamento de uma ou duas viaturas, sem dar quaisquer condições para o estacionamento. São raros os exemplos onde existe um contentor do lixo e, em alguns casos, nem existe paisagem para desfrutar.
Enfim, em todo o percurso, fica uma péssima imagem de Gouveia!







domingo, 9 de setembro de 2012

Festas do Senhor do Calvário – 1


Está a chegar ao fim o período de festas populares no Concelho de Gouveia. Apesar da crise que o país atravessa, as festas de cariz tradicional, mostram que é possível cumprir a tradição sem “cortar” nos elementos que compõem a festa.
Nas festas da cidade de Gouveia foi evidente que, por aqui, a “crise” é outra!
Nesta primeira referência às Festas do Senhor do Calvário de 2012, começamos com duas páginas da Agenda Cultural de Gouveia: Viver Gouveia. A anunciar as festas, antes da apresentação do respectivo programa, vemos uma bonita fotografia de fogo de artifício. Na edição de 2012, os tradicionais arraiais de fogo de artifício que deliciam (quase) todos os que participam nas festas, foram substituídos por esta fotografia!


sábado, 8 de setembro de 2012

Percurso de exaustão

Na povoação de Vinhó, junto à estrada, encontra-se uma vivenda que fotografámos. A habitação, aparentemente normal, terá sofrido obras de adaptação para funcionamento de um estabelecimento de restauração.
As alterações feitas tiveram “algum” impacto na estética exterior do edifício, nomeadamente com a colocação de uma conduta de exaustão de fumos.
Reparem no percurso da referida conduta: sai do local onde os fumos/cheiros são produzidos, passa em frente a uma janela/bandeira, entra na parede para atravessar uma divisão situada por baixo das escadas, volta a sair para o exterior, segue em direcção a um telhado, que contorna, mudando a direcção no sentido ascendente, até ao limite do primeiro andar, faz uma curva de 90 graus para passar por baixo de uma janela, contorna o edifício para a outra parede, que acompanha, para se dirigir para a parede final, onde atinge o cume da casa, depois de mais umas curvas …




domingo, 2 de setembro de 2012

Parque Ecológico


Em Junho de 2011, na reportagem intitulada “Parque Zoo-Bio-Ecológico” (http://failemgouveia.blogspot.pt/2011/06/parque-zoo-bio-ecologico.html), fizemos referência à alteração do nome do parque, bem como à permanência das três designações: Parque Zoológico, Parque Biológico e Parque Ecológico.
Volvido um ano, trazemos a situação mais caricata de coexistência de duas designações diferentes num mesmo local: o centro da cidade de Gouveia. Na Praça de S. Pedro, de um lado da rua, existe uma placa identificando a direcção do Parque Zoológico e, do outro lado, a designação escolhida para constar da sinalização é de Parque Ecológico. Quem se dirige para o centro da cidade da Av. dos Bombeiros Voluntários, visualiza o primeiro sinal, mas quem vem da Rua da Republica, pode ver a orientação do Parque Ecológico!