domingo, 26 de agosto de 2012

Bem-vindo a Paços da Serra


Nas estradas portuguesas é usual encontrar sinais informativos de localidade. Quem se desloca de Moimenta da Serra para Paços da Serra, pela Estrada Municipal 522, à entrada da povoação de Paços da Serra, encontra duas placas informativas, como demonstra a fotografia que hoje divulgamos.
Constatamos que a colocação da segunda placa, a poucos metros da mais antiga, terá tido dois objectivos: substituição de uma placa degradada (ver brasão) e corrigir um erro ortográfico (benvindos). Ora, quem visita a povoação, naturalmente que se questionará acerca das intenções de quem colocou a segunda placa, sem retirar, ou alterar, a primeira, chamando a atenção para a esta!

sábado, 25 de agosto de 2012

Espaço para estacionamento


A reportagem de hoje foi feita no espaço contíguo à Central de transportes, em Gouveia, aparentemente destinado a parque de estacionamento.
Podemos, numa primeira apreciação, constatar que a infra-estruturação do espaço não foi acabada, faltando, por exemplo, a iluminação e a pavimentação de toda a área de estacionamento.
As fotografias realçam outra realidade, no mínimo estranha: a ausência de viaturas!
De facto, não existe qualquer viatura no espaço, o que demonstra que o local escolhido para a sua implantação não será ao melhor, já que, à hora a que foi obtida a fotografia, era quase impossível estacionar no centro da cidade.
Por último, não podemos deixar de constatar o estado de abandono a que o estacionamento está votado. Noutros tempos, a palha existente ainda poderia dar alimento dos animais que serviam de meio de transporte…




domingo, 19 de agosto de 2012

7 maravilhas da gastronomia - O Queijo Serra da Estrela


Em Setembro de 2011, na sequência da votação promovida para as 7 Maravilhas da gastronomia portuguesa, o Queijo Serra da Estrela foi um dos vencedores, incluído na categoria de Entradas.
Esta é, sem dúvida, a maravilha com que os gouveenses mais se identificam, porquanto o concelho de Gouveia é produtor deste produto de qualidade com Denominação de Origem Protegida (DOP).
Por cá, foi reconhecido o papel do Pastor e da Queijeira, com a colocação de um monumento, numa das rotundas da principal entrada na cidade de Gouveia, na Estrada Nacional 232, na ligação com a variante de S. Pedro. Este monumento representa o reconhecimento público ao Pastor, mas também à queijeira, responsáveis pelo melhor queijo do mundo.
A placa comemorativa, existente no local, foi descerrada pelo então Presidente da Republica Mário Soares.
O estranho (ou talvez não!) é que a referida placa está escondida atrás de uma baia direccional colocada na rotunda.
O fail em Gouveia associa-se à homenagem aos pastores e queijeiras, responsáveis pela maravilha da gastronomia portuguesa.







sábado, 18 de agosto de 2012

Sinalização Turística


No início dos anos 90, a Câmara Municipal de Gouveia procedeu à colocação de inúmeros sinais de informação turística em todo o concelho, com informação de diversa ordem: Monumentos (ex: Igrejas, capelas); infra-estruturas desportivas (ex: campos de futebol, piscinas, campos de ténis); actividades artesanais (ex: olaria, tecelagem, cão serra da estrela, postos de venda de produtos locais); Património Rural (ex: moinhos); património arqueológico (ex: Antas); produtos de qualidade (ex: Adegas Cooperativas, Queijarias, Lagares de Azeite); lazer (ex: parques de merendas); Turismo (ex: Unidades de Alojamento), etc.
Algumas das situações identificadas constam de reportagens fail já apresentadas:
Anta da Pedra da Orca: http://failemgouveia.blogspot.pt/2012/02/anta-da-pedra-da-orca.html
Vila Nova de Tazem: http://failemgouveia.blogspot.pt/2011/06/vila-nova-de-tazem.html
Nos casos referenciados, bem como na placa que anuncia Vila Nova de Tazem, a degradação é uma constante!
Ao contrário do melhor vinho, que “quanto mais velho melhor”, os sinais apresentam evidências de já terem ultrapassado o prazo de validade!
 
 

domingo, 12 de agosto de 2012

Fonte abandonada


A Sociedade Recreativa e Musical de Moimenta da Serra festejou no dia 8 de Dezembro de 2011 o seu 132.º aniversário. Fez parte integrante do programa de festejos a inauguração de um monumento, colocado no centro da rotunda junto ao Posto Médico, conforme noticiou o jornal local.
Na referida rotunda existia anteriormente uma fonte em cantaria, pelo que o fail em Gouveia procurou verificar o destino que lhe foi dado. Não foi necessário ir muito longe, porquanto a fonte foi implementada uns metros ao lado, mais perto do Posto Médico da povoação. Para além de despromovida (pelo destaque que deixou de ter) a fonte não tinha água!
Fica a impressão de que a fonte “foi arrumada a um canto…”






sábado, 11 de agosto de 2012

Aldeia Museu


Em Freixo da Serra, a Aldeia Museu, encontramos muitos sinais de que a aldeia parou no tempo!
A estrada municipal que atravessa a povoação foi abandonada, não sendo visível qualquer melhoria realizada nas últimas décadas. Este abandono estende-se à sinalização vertical existente na via. Nas entradas da povoação, para quem vem de Figueiró da Serra ou de Melo, existem sinais de limitação de velocidade que se encontram no estado de conservação que as fotografias documentam. Num sinal de perigo, podemos verificar outra memória de outros tempos: Uma senhora com uma criança que vai para a escola com a sua mochila!

Aproveitamos para retratar outras duas situações existentes na referida estrada:
- Uma placa informativa de património existente (pelourinho e Igreja), com um espaço em branco, para outro atractivo que possam vir a existir!
- Junto ao cruzamento para Folgosinho, a placa direccional que indica a referida povoação, revela alguma rivalidade entre as duas freguesias.








sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Crise nos transportes


Na edição de 08/2011 (http://failemgouveia.blogspot.pt/2011/08/central-de-transportes.html), fizemos referência ao edifício da central de transportes de Gouveia, pelas opções estéticas ou vicissitudes da sua construção.
Na reportagem de hoje, voltamos a falar da central de transportes por outros motivos.
Em primeiro lugar, notamos que o edifício apresenta toda a iluminação interior ligada durante o dia. Será caso para dizer que em tempos de apagão, há edifícios públicos onde as privações não entram. No dia em que a fotografia foi tirada (antes da mudança de concessionário), também não entravam as pessoas, pois o edifício estava fechado!
A contrastar com os luxos de utilização, temos a degradação acelerada em que o edifício se encontra. A cobertura do espaço de estacionamento das viaturas e de entrada e saída de passageiros, desapareceu parcialmente e o revestimento das paredes está a cair
Será caso para dizer que, em Gouveia, a crise nos transportes é outra…




sábado, 4 de agosto de 2012

Paixotão


Os pictogramas são imagens cujo objectivo é transmitir informação útil às pessoas, independentemente dos idiomas que reconhecem ou da sua cultura. Para mais facilmente atingirem o seu objectivo, existem padrões que são utilizados internacionalmente, o que justifica a existência de normas, como é o caso da ISO 7001, para símbolos de informação pública.
Na reportagem de hoje, trazemos o painel informativo localizado à entrada do Paixotão, recentemente alvo de uma intervenção de requalificação por parte da Câmara Municipal de Gouveia. Para além da informação escrita, apenas em português, verificamos que existem vários pictogramas, que procuramos “traduzir”.
Numa primeira parte, verificamos a existência de três proibições: Entrada de cães, entrada de bicicletas  e corte de vegetação (?).
Na segunda parte, existem dois pictogramas: o primeiro é utilizado “normalmente” nos caixotes do lixo indicando que, no local pode ser depositado o lixo. Já quanto ao segundo, a informação prestada, parece indicar que no jardim existem pessoas a passear cães com trela (Sendo a entrada de cães proibida!).