domingo, 27 de maio de 2012

Garage


A fotografia que hoje publicamos, foi obtida nas imediações do Jardim Lopes da Costa, em Gouveia (Rua Ricardo Mota)
Como se pode verificar, se o objectivo pretendido por quem colocou a placa com a inscrição “GARAGE”, era de avisar para a existência de uma garagem e, consequentemente, para a entrada e saída de viaturas, podemos constatar que tal não foi conseguido, já que os automobilistas estacionam as viaturas mesmo em frente!
Uma vez mais, a escolha de uma palavra que não consta do dicionário português não ajuda nada, porém não justifica a atitude de alguns automobilistas…
 

 

domingo, 20 de maio de 2012

Coisas da crise?


Trazemos hoje uma loja existente na Av. Pedro Botto Machado, no local onde funcionou um estabelecimento destinado a comercio, cujas inscrições nas montras (em mandarim), ainda hoje são visíveis.
Ao contrário do que seria normal, o espaço apresenta numa das portas dois sinais de estacionamento proibido e, na outra, um cartaz, que aqui reproduzimos.
A situação levanta duas questões distintas:
Por um lado, vemos um espaço comercial a ser utilizado como estacionamento de viaturas, certamente um sinal da crise económica que se vive.
Por outro lado, o texto escolhido para o cartaz “Agradecia não estacionar em frente à garagem” é sintoma de outra crise. Quando se pretende informar os automobilistas da existência de uma garagem, para estes não estacionarem as suas viaturas em frente à respectiva porta, quem lê o texto, poderá não ficar com essa ideia... 


sábado, 19 de maio de 2012

Apagão – O iluminado


Quando se faz depender o funcionamento da iluminação publica da vontade de alguém, independentemente das necessidades reais, acontecem situações como as apresentadas nas fotografias: iluminação acesa durante o dia  e apagada a determinadas horas da noite.
A este “efeito colateral” da decisão tomada, juntam-se outros mais graves, de falta de segurança nas ruas.
Esta é a quarta nota (1) referente ao Apagão, o que justifica o agradecimento do fail em Gouveia ao mentor desta ideia apagada!


http://failemgouveia.blogspot.pt/2012/01/apagao.html



domingo, 13 de maio de 2012

É proibido


Em vários pontos da Cidade de Gouveia, foram colocados sinais condicionando a circulação automóvel ou o estacionamento de viaturas.
Através de painéis adicionais, ou de inscrições no próprio sinal de trânsito, pretende-se criar excepções. Porém, como já referimos na reportagem intitulada “sentido proibido(1)”, nem sempre a informação adicional é fácil de entender.
Nos exemplos que hoje trazemos, a degradação dos sinais, seja pela acção dos factores naturais, seja por intervenção do homem (até um “emplastro” aparece), impossibilitam que os sinais atinjam o fim para que foram colocados.


(1) -  http://www.failemgouveia.blogspot.com/2012/01/sentido-proibido.html










terça-feira, 1 de maio de 2012

Sujeito a demora


No início da Estrada de Gouveia para Moimenta da Serra, entre a rotunda e o corte para o Centro de saúde, podemos verificar que permanecem no local as placas que alertavam para os transtornos decorrentes das obras em curso.
Tendo as obras sido concluídas (em 2010?), o Empreiteiro Gualdim Anciães Amado & Filhos, Lda, terá abandonado os sinais de trânsito, ou então ficaram para obras futuras?
A pensar no futuro, foi colocada a sinalização de perigo de passagem de crianças, que tardam em ocupar a Escola Básica Integrada que está a ser construída... desde 2008!