sábado, 28 de abril de 2012

Luz para quem vive na penumbra!


Na reportagem que hoje trazemos, procuramos esclarecer os inúmeros Gouveenses revoltados com os cortes existentes na iluminação pública durante a noite.
De facto, as obras ainda a decorrer nas imediações do novo tribunal, são um bom exemplo dos nobres motivos que justificam este apagão. Face à crise que o país atravessa, teremos que fazer alguns sacrifícios, para ser possível realizar obras estruturantes. No caso, a substituição de candeeiros antigos por novos candeeiros!
Até a iluminação LED já está démodé, pelo que deve ser substituída…
Restará saber se a inauguração das obras vai ser feita durante o dia (para poupar electricidade) ou será feita à noite, com metade dos candeeiros desligados (com indicação do programa de poupança de energia)! 

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Castelo ... de Gouveia?


Hoje, divulgamos o Roteiro Turístico, Cultural, Sócio-económico e Empresarial, dos Distritos de Coimbra, Guarda e Viseu, da responsabilidade da empresa Páginas Verdes – Edições e Publicidade Escrita, Lda.
A edição em causa, procura divulgar os concelhos abrangidos dando algumas informações úteis (telefones das freguesias e de alguns serviços público) e publicitando as empresas e outras actividades dos concelhos. Para além da edição impressa, existe ainda uma edição on-line em: www.paginasverdespubli.net
Em 306 páginas, a edição, reserva as páginas 60, 198 e 199, ao concelho de Gouveia. Na primeira página referida, que aqui reproduzimos, verificamos que a imagem marcante do concelho de Gouveia é … um castelo!

domingo, 15 de abril de 2012

Anarquia na saúde


A obra do Centro de Saúde de Gouveia revela, tal como muitas obras públicas, vários problemas. Se o edifício tem uma dimensão exagerada (para os serviços que nele são prestados), já o estacionamento feito, não obstante o terreno existente, aparenta ser insuficiente.
Terá sido este o motivo que determinou a decisão de quem “manda”, ao permitir o estacionamento (embora condicionado) de veículos nas áreas disponíveis, alterando por completo a estética do edifício!
Com esta decisão foi assumido um risco, evidenciado na fotografia que publicamos. Face ao “regabofe” geral, as pessoas entendem que podem estacionar onde tal for possível…
Se a moda pega, também o Juiz, que tem mais poder que os funcionários e utentes do Centro de Saúde, poderá começar a estacionar a sua modesta viatura na sombra do novo Palácio da Justiça de Gouveia.


quinta-feira, 5 de abril de 2012

Restaurante


Na freguesia de Vila Cortês da Serra, junto à estrada nacional n.º 17, situa-se um restaurante que publicita de forma exuberante a sua presença, bem como os serviços que presta.
Reparem como foi escrita a palavra Restaurante. Em duas das situações, a dimensão do cartaz, ou da letra, “exigiu” que fossem retiradas duas letras.
Por outro lado, a acentuação parece ter sido influenciada pelo vento dominante.
Divulgamos que, neste estabelecimento, o café custa 45 cêntimos e que o prato do dia custa 6€ à lareira! Fica por esclarecer se o prato do dia custa o mesmo noutro espaço do restaurante ou se alguém se esqueceu do “h”, quando anunciava a existência da lareira.
 

terça-feira, 3 de abril de 2012

Calçadão


O sinal de trânsito, limitando a velocidade a 50 Km/hora, está orientado para a via pedonal existente ao longo da estrada que liga Gouveia a Nabais, até ao Centro Hípico.
A fotografia foi tirada nos dias subsequentes à realização do evento “Gouveia international downhill 2012”, indiciando uma ligação entre os dois factos!