quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Central de Transportes

 Com o passar dos anos, o “pórtico” colocado na Central de Camionagem, torna-se cada vez mais um enigma para quem observa o edifício. Trata-se de um elemento que compõe o conjunto arquitectónico, sem qualquer função? Ou teria havido qualquer intenção que o mesmo fosse atravessado por viaturas de transporte de passageiros?
Com muita “boa vontade”, podemos afirmar que o aspecto “inacabado” do pórtico, aponta para a primeira hipótese, embora demonstre um “gosto duvidoso” da obra de arte!


Virgílio Ferreira

Nascido em Melo, Vergílio Ferreira será sempre uma referência da literatura Portuguesa. Por este facto, o seu nome foi associado a ruas, à Biblioteca Municipal e até existe o Prémio Vergílio Ferreira atribuído pela Câmara Municipal.
A particularidade do e nome do escritor (Vergílio), não justifica a quantidade de referências erradas ao seu nome. Por consulta da internet, verificamos que o nome aparece mal escrito demasiadas vezes…inclusivamente numa acta da Câmara Municipal de Gouveia, num blog do Agrupamento de Escolas, no site da junta de Freguesia de Arcozelo da Serra, ou num Relatório da Escola Secundária com 3.º CEB de Gouveia. É triste verificar este erro, em referências feitas pelo antigo Agrupamento de escolas e da ex- Escola Secundária de Gouveia, não só pelo facto de serem estabelecimentos de ensino, mas também por terem a sede na rua Vergílio Ferreira!




segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Sinalização

Trazemos dois exemplos de sinalização de locais de interesse turístico/cultural sinalizados de forma muito particular.
No primeiro caso temos o Convento de S. Francisco que, como é do conhecimento geral, é património privado.  Neste caso, o Património Classificado, é sinalizado com um sinal de direcção idêntico ao das localidades, não existindo qualquer símbolo e a cor também não é diferente. Idêntica tipologia de sinal está colocada à entrada da quinta onde está situado o Referido convento!
No segundo exemplo, entre Melo e Freixo da Serra, temos placas a identificar a localização da Capela de Santa Eufêmia. Repare-se a coerência na forma, na cor e na simbologia utilizada nas placas!
Em qualquer dos casos, ficamos elucidados acerca da utilização de sinalização Turístico Cultural, sinais de direcção e sinalização de âmbito urbano, ou seja, utiliza-se o que for mais fácil!


quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Rua Nova

No cruzamento da EN 232, com a Estrada Municipal que faz a ligação a Nespereira e a Vinhó, está sinalizada a Rua Nova, com a indicação “Nespereira”.
Para além do invulgar destaque dado à rua (2 sinais direccionais), notamos a referência a Nespereira, o que é de estranhar, porquanto parece assinalar que a referida rua pertence à freguesia com este nome.
Procurámos explicações para a situação e iniciámos a nossa investigação, nomeadamente para saber a que freguesia pertence a referida rua!
Na consulta feita à informação geográfica do Instituto Geográfico Português (em http://mapas.igeo.pt/igp/igp.phtml), verificamos que a rua nova constitui a fronteira entre as freguesias de Vinhó e Nespereira. Constatamos ainda que a entrada na referida rua, é feita por um arruamento situado na área da freguesia de Vinhó!
Constatando que dentro desta “faixa” existe a empresa Leonel de Jesus Duarte & Filho, Lda., fomos procurar na internet dados relativos à sua localização, tendo sido obtidas algumas informações “esclarecedoras”, como a que aqui reproduzimos….





Quem vê isto?

Nos últimos anos, as ruas, estradas municipais e estradas nacionais foram inundadas por sinais de trânsito. Porém, alguns foram feitos muito pequenos para a informação e o local onde foram colocados.
No primeiro exemplo apresentado, temos a placa colocada na Estrada Nacional 17, entre a Carrapichana e Vila Cortês da Serra. Idêntica a outras colocadas em “entradas” do concelho de Gouveia, pouco ou nada é perceptível do que lá diz, quando nos deslocamos a uma velocidade “normal”. Acreditamos que será pela nossa fotografia que grande parte das pessoas ficará a saber, na totalidade, o conteúdo das placas.
No segundo caso, temos uma placa colocada no fim da Rua Casimiro Andrade, pretendendo orientar o trânsito na rotunda em que se vai entrar. Também, neste caso, a placa é demasiado pequena para dar informação que se veja! Acresce que a informação dada não obedece a qualquer regra, não indicando, por exemplo, a direcção a seguir por quem quiser seguir para o maciço central da Serra da Estrela.



Pilaretes

A fotografia tirada em Santa Cruz, na Cidade de Gouveia, demonstra, por um lado a beleza estética dos bacalhaus, mas também que a sua função mais prática (não permitir o acesso de veículos automóveis) não apresenta resultados.
Face à inconsciência dos automobilistas que acabam por estacionar os seus veículos em lugares proibidos, resta a alternativa de colocar pilaretes que impeçam tais abusos!
Na cidade de Gouveia, pelo que é visto, os objectivos são outros…
Aos apreciadores de “parkour”, apresentamos três atractivos existentes na cidade de Gouveia. Aconselhamos ainda a população em geral a aderir a esta modalidade desportiva, para melhor usufruir da nossa cidade.



Coração contaminado

As antigas instalações da firma Bellino e Bellino  e respectivos terrenos pertencem à Câmara Municipal de Gouveia desde 2001 e ocupam uma área significativa no centro da cidade de Gouveia.
Ao contrário do que seria de esperar, em vez dos novos projectos para esta área nobre da cidade, a Câmara encontrou um espaço para colocar os materiais e até lixo dos diferentes serviços da Câmara.
Olhando da Urbanização Sol Nascente para o terreno podemos ver os caixotes do lixo danificados e inúmeros bidões contaminados com produtos utilizados pelos serviços de cantoneiros.
Acresce que, a pouco metros, corre o curso de água mais importante da Cidade, a ribeira ajax, aumentando os riscos ambientais da situação.
Entretanto, o Ti Manuel vive preocupado com as três latas velhas “contaminadas” que tem no quintal, porque já o alertaram para os “homens do ambiente” e não consegue arranjar transporte para as levar ao ecocentro de Gouveia…

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Parque Natural da Serra da Estrela

Uma parte significativa do território do concelho de Gouveia está inserida no Parque Natural da Serra da Estrela.
Para assinalar, divulgar e promover esta riqueza ambiental, os organismos responsáveis colocaram painéis informativos junto das vias de comunicação que permitem o acesso ao referido território.
Coerentemente com os valores ambientais que se quer promover, são utilizados materiais “naturais”, procurando a melhor integração possível dos painéis nos locais escolhidos.
Os exemplos recolhidos em Folgosinho e em Aldeias, em que já não é visível qualquer informação, demonstram que deve ser estudada uma nova solução, mais resistente ao clima agreste da região. Alternativamente, devemos assumir que a natureza rejeita esta iniciativa dos seres Humanos?

O que fica das Obras

Fazer obras é sempre complicado!
Como arranjar uma solução para esconder os tubos, os cabos eléctricos ou os aparelhos?
Felizmente, quando é necessário remover as coisas é sempre mais fácil, ficando apenas uns buracos por tapar.
Porém há quem entenda que os “restos” das obras devem fazer parte dos edifícios, causando um efeito contrário ao que as motivou.
Deixamos 2 exemplos existentes no centro da Cidade de Gouveia.