terça-feira, 28 de junho de 2011

Arrendamento ou aluguer?


Na Zona Industrial de Gouveia, uma unidade encerrou a laboração recentemente e, com vista para a estrada Nacional 232, foram colocados vários sinais, informando que o espaço com as respectivas máquinas pode ser alugado!!!
Para poupar o trabalho dos leitores, consultamos o Dicionário para clarificar que o Aluguer é uma “modalidade do contrato de locação e que versa sobre coisas móveis, não fungíveis…
Distingue-se do arrendamento, que recai sobre coisas imóveis, sendo essencial ao aluguer a restituição ao locador da coisa, cujo uso e fruição temporariamente foram transferidos…”
Perante o suposto Enigma, poderemos ser tentados a pensar que o proprietário dá mais valor aos bens móveis existentes no interior da fábrica do que ao imóvel que os contém.
Constatamos ainda que hoje as empresas, como outras organizações (Ex. Câmaras Municipais com as Parcerias Público Provadas - PPP), utilizam instrumentos para se financiarem, como o lease back, que consiste na venda, pelo locatário, à locadora que depois lhe cede o mesmo bem em regime de locação financeira.
Muita coisa mudou nos últimos tempos. Há várias décadas, uma empresa utilizou o slogan, “veio para ficar” e anos mais tarde acrescentou: “e ficou mesmo”, para demonstrar as suas intenções de permanecer em Portugal. Hoje, alguns vão ficando, “enquanto valer a pena…”

Vila Nova de Tazem

Em 18 de Dezembro de 1987, com a aprovação da Assembleia da República da elevação à categoria de Vila da povoação de Vila Nova de Tazem, foram resolvidas algumas “mentiras” que o nome encerrava, pois passamos a ter uma Nova Vila!
A sinalização colocadas nas diferentes estradas de acesso à freguesia, da responsabilidade de diferentes entidades parece querer levantar dúvidas quanto a “Tazem”!
Podemos verificar vários exemplos com Tazém, Tázem, Tazem ou mesmo sem o “Tazem”, certamente para não se correr o risco de escrever mal o nome.
Na recolha das “provas” encontrámos outros “brindes” que documentamos, sem comentários.











quinta-feira, 23 de junho de 2011

Parque Zoo-bio-ecológico

Em meados dos anos 90 foi instalado em Gouveia um Parque onde estavam reunidas diversas espécies animais e vegetais originárias da região e outras…
Entre a designação de Parque Zoológico e Parque Biológico, foi difícil dar o nome à “criança”. Anos mais tarde, foi criada uma mascote e produzidos folhetos divulgando o “novo” Parque Biológico. Mais recentemente, passou a designar-se de Parque Ecológico.
Será que estas mudanças de nome querer levantar a dúvida de quem é o Pai da Criança?
Documentamos aqui os três nomes que o parque já teve e atrevemo-nos a propor um novo nome: Parque Zoo-Bio-Ecológico.
Admitios que este nome também pode levantar dúvidas, de como se escreve o nome da criança!

Os Bacalhaus

Os pilaretes são normalmente utilizados para evitar que os veículos automóveis invadam espaços especialmente sensíveis: passeios, locais perigosos, ou outros. Para além desta função prática, não deve ser desvalorizado o papel decorativo dos mesmos, como é garantidamente o caso dos pilaretes colocados abundantemente em Gouveia.
Certamente por ter prevalecido a segunda função, alguém em Gouveia, carinhosamente, “baptizou” os pilateres de “bacalhaus”, atendendo à geometria dos mesmos!
Quem entra por Gouveia pela Estrada Nacional 232, não pode ficar indiferente aos “bacalhaus” que foram colocados em grande número nos passeios. A ideia inicial parece sugerir um enorme sorriso com que Gouveia recebe quem se desloca na direcção da cidade! Com o tempo foram muitos os dentes da “cremalheira” que se partiram e os que ficaram estão a precisar de uma limpeza…
 


Rotunda, ou não?

Na ligação da Rua da Carreira Velha à Av. D. Manuel I (variante de S. Pedro) foi “plantada” mais uma rotunda. Se o efeito estético é evidente a sua utilidade não é perceptível!
Conjecturando acerca da finalidade da rotunda, poderemos, numa primeira instância, sugerir que a mesma se destina a permitir a inversão do sentido de marcha dos automobilistas. Porém, a sinalização horizontal da Rua da Carreira Velha e a ausência da respectiva sinalização, afastam esta possibilidade.
Por outro lado, a forma escolhida (redonda) também não apresenta qualquer vantagem relativamente ao habitual “triângulo” utilizado para melhor orientar os automobilistas que entram ou saem da Rua da Carreira Velha.






sábado, 11 de junho de 2011

Parque de estacionamento

Para assinalar um parque de estacionamento provisório nas instalações que pertenceram à firma Bellino e Bellino, foi colocada sinalização adequada, mas igualmente provisória.
Com o decorrer do tempo veio a ruína da sinalização evidenciando que já foi ultrapassado o prazo e que algo parou no tempo!
Ficam as fotografias do painel que devia indicar o acesso pedonal ao estacionamento e o projector a iluminar a parede de um edifício abandonado, no local onde devia estar assinalada a existência de um parque de estacionamento.
Se for útil para alguém, principalmente para quem não conheça Gouveia, sugiro que sejam colocados os sinais de trânsito adequados.